segunda-feira, 23 de junho de 2014

Tremoços

Olá
Sempre que visito a minha querida avó, ela surpreende-me sempre com uma história, daquelas que passavam antigamente de boca em boca e de geração em geração.
Adoro ouvir essas histórias, ouço todas as palavras de forma muito atenta.
Recentemente olhando eu para o belo campo de tremoços que a minha avó (79 anos) possui na sua propriedade ela contou-me a seguinte história:

Imagem da google
"Há muitos anos atrás Maria e José fugiram para o Egipto, para salvarem a vida do menino Jesus dos soldados de Herodes. 
Em certa altura da caminhada, embrenharam-se por dentro de um campo de tremoços, já secos, que faziam muito barulho.
Receosos e intimidados, pensaram ser alguém que os perseguia, antes de descobrirem o motivo para o estranho ruído.
Quando descobriram o motivo, nossa senhora exclamou:
— Eu vos amaldiçoo, tremoços, para que jamais farteis quem quer que vos coma. 
 E desde então, assim o afirmam os povos, os tremoços deixaram de matar a fome aos que os comem."


Quem gosta desta leguminosa, pode confirmar que por mais que se comam nunca ficamos totalmente saciados.
Apesar de ser visto como um simples aperitivo, na verdade o tremoço traz muitas vantagens para a nossa saúde. Contém pouca gordura e  são ricos em proteínas e fibras.
Portanto vamos lá comer tremoços agora que o calor começa a chegar.

E para quem não sabe:
Os tremoços que comemos, foram primeiro cozidos para ficarem macios e depois são cobertos com água que será mudada com frequência por diversos dias até perderem o seu amargo original e por fim adiciona-se a água e o sal.

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário